domingo, 8 de novembro de 2009

Experiências do Final de Semana

Mais um final de semana com saldo positivo... na balança! =)

No sábado à noite, rendi-me à mais deliciosa das tortas: a torta da D. Rose"! :D
Torta de atum, com massa de batata. hummmmm


E hoje, o almoço foi inusitado!
Fomos ao restaurante Parrillero. Não precisa de maiores explicações sobre que tipo de comida encontra-se lá, certo?
O Thiago ESBALDOU-SE em um Bife de Chorizo:

e acompanhando, uma batata com creme de roquefort:


Já eu, superei preconceitos. Logo que li no cardápio "Avestruz", nem cogitei. Mas depois, reparei na descrição, que dizia ser uma carne semelhante à bovina, porém mais saudável. Após um processo de convencimento, lá fui eu:


E não é que estava ótima!?? A melhor descrição é essa mesmo: carne semelhante à bovina, porém mais leve. Ela vem com um potinho de molhinho chimichurri que é uma delícia!

Bom, dei uma olhadinha na internet, e encontrei muito boas referências sobre esta carne, como no site: www.revistavivasaude.uol.com.br. COmo o link não está funcionando, segue o conteúdo:


Carne de avestruz, vermelha e saudável
Descubra as propriedades que fazem este alimento exótico merecer um lugar de destaque no cardápio habitual dos brasileiros

Semelhante ao filé mignon, em maciez, sabor e aparência, a carne de avestruz tem apenas 1/3 das calorias da carne de boi, baixo nível de colesterol e de gorduras, é rica em ácidos graxos polinsaturados, além de ser rica em ferro e de fácil digestão. Versátil, pode ser consumida cozida, assada, grelhada, como bife, carpaccio, estrogonofe ou para incrementar pratos especiais. "A forma de preparo não interfere em seu valor nutricional", garante a nutricionista Camila Gracia, de São Paulo. Com tantas qualidades, esse alimento considerado exótico deveria ter passe livre no prato de quem deseja manter a qualidade de vida ou ainda precisa redobrar os cuidados com a saúde.

O consumo dessa ave originária da África é recomendado por inúmeras associações médicas norte-americanas, entre elas a do Coração e a do Câncer. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia também reconhece a carne como um alimento funcional, graças a sua contribuição comprovada na diminuição do colesterol.

Consumida desde a antiguidade, só há pouco a carne de avestruz foi redescoberta como importante alimento. A criação brasileira da ave (a estrutiocultura) começou há 10 anos. Hoje, são abatidas cerca de 50 mil aves no país por ano e o consumo ainda é maior em restaurantes e churrascarias. Porém, ela já está à venda em supermercados e casas especializadas, a preços ainda altos: 40 reais, o quilo.

Ainda não há uma recomendação padrão sobre a quantidade ideal de carne de avestruz a ser consumida semanalmente. "A indicação é manter um cardápio variado, incluindo a ave, da forma que melhor convier", avisa a nutricionista Camila Gracia. Se você, no entanto, precisa controlar o peso, a pressão arterial e a quantidade de nutrientes no organismo, deve tentar intensificar o consumo dessa carne.
Apex é a parte nobre do avestruz, equivalente ao filé mignon da carne bovina

Um tipo de benefício para cada pessoa

Cardíacos: A carne de avestruz é rica em creatina, proteína reguladora do metabolismo energético do coração.
Hipertensos: O alimento possui alto teor de gorduras insaturadas (ômegas 3 e 6), que ajudam a diminuir a concentração de colesterol nas artérias.
Obesos: A carne é composta por grande quantidade de carnitina, proteína responsável pelo metabolismo intracelular da gordura, que a transforma em energia. Possui ainda baixos teores de gordura saturada e colesterol e tem baixo valor calórico.
Gestantes e crianças: Ela ajuda a combater a anemia e é indicada para a fase de crescimento infantil, devido a seus altos valores de ferro e índices de cálcio, magnésio e fósforo.
Idosos: o alimento é fácil de ser digerido e mastigado, pela baixa quantidade de gordura saturada e colágeno.
Atletas: A carne de avestruz é livre de hormônios do crescimento e antibióticos e tem alto valor protéico.


Tem também informações em www.avestro.com.br

Deu vontade de incluir no meu cardápio!

Nota: Parrillero: www.parrillero.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário