sábado, 23 de abril de 2011

Pinhão

Chegou a época de pinhão, no sul do Brasil!
Encontra-se em todo lugar, aos montes...
Aqui pertinho, em Lages, é feita anualmente a Festa do Pinhão.
Ainda quero experimentar o pinhão sapecado, que se fala bastante por aqui! Porque o na grelha comi ontem e o cozido, hoje.. Que virou também este delicioso macarrão:
O macarrão: espagueti integral, com refogadinho feito com muuuito azeite, bastante cebola, alho, pinhão cozido picado, tomate e por fim, gergelim.
Hmmmm!

Só que, além de gostosa, esta semente tem excelentes propriedades nutricionais. ENcontrei este texto, entre outros:

"O pinhão é fruto de uma árvore bem brasileira: o pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia). Na verdade, o fruto do pinheiro é a pinha, onde encontramos a semente, isto é, o pinhão. Apesar de rico em amidos, o que o torna rico em calorias, contém vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas. A vitamina B1 ou tiamina vem sendo muito estudada pelos especialistas em cérebro pois além de atuar na produção de energia, auxilia na oxigenação do cérebro e o funcionamento do Sistema Nervoso, podendo ajudar nas funções relacionadas com memória e cognição. O pinhão está entre as fontes de Tiamina.
Foi a principal fonte de alimentação de algumas tribos indígenas do sul do Brasil, sendo que os animais que se alimentam do pinhão, são os responsáveis pela plantação dos pinheirais. O principal deles é a cutia, que costuma enterrá-lo para comer depois, dando origem a novas araucárias. A vantagem do pinhão é que pode ser cozido tanto em água como em calor seco como nas fogueiras ou na brasa. A nível artesanal também pode ser feita a farinha de pinhão que pode ser utilizada em bolos, pães, tortas, etc. Em termos de calorias, tem em média 195 calorias para cada 100g, cozido A sua utilização é grande. Saladas, ensopados, tortas, bolos ficam deliciosos.
"

(Muito interessante esta página, por sinal: Viva Leve)

2 comentários:

  1. ENTÃO, VAMOS COMER PINHÃO
    SERÁ QUE AQUI NAS MINAS GERAIS
    TEM ESSE "TREM BÃO" ???

    ResponderExcluir
  2. nunca mais vou comer pinhão na minha vida pois descobri ser muito calórico

    ResponderExcluir