quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Lombo em Cubos com Mix de Batatas

Hmmm....
Eu já estava com esta receita separada há muito tempo. Esta semana desengavetei-a!!
É de uma Revista Nestlé Com Você (Junho/2009):

Ingredientes:

- 1 colher (s) de óleo
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
- 1kg de lombo de porco em cubos (usei picanha suína)
- 1 colher (s) de farinha de trigo
- 2 tomates sem pele e sem sementes picado
- 3 tabletes de Caldo de Costelinha de Porco (eu não tinha, usei de legumes)
- 1 colher (s) de suco de limão
- 10 batatas bolinha
- 1 batata doce picada (usei 2)

Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e refoque a cebola e o alho. Acrescente os pedaços de lombo, polvilhe a farinha e deixe dourar. Junte os tomates picados, o caldo dissolvido em 2 xícaras de água fervente, o suco de limão e as batatas. tampe a panela e cozinhe por cerca de 20 minutos, após iniciar a fervura, em fogo baixo.

Ficou bom demais, sô!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Souflê de Espinafre

Este é fresquinho! Acabei de fazer (e comer!!)
 A receita que usei foi mais ou menos esta:

- 1 maço de espinafre cozido (numa panela tampada, na própria água que ele forma), espremido e picadinho
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 copo e meio de leite morno (usei, na verdade, 1 copo de leite e meio de caldo de legumes, que tinha na geladeira)
- Sal, pimenta do reino
- Muzzarela a gosto
- 2 ovos

Derreti a manteiga, coloquei a farinha e fritei-a. Tirei do fogo e coloquei o líquido morno, incorporando aos poucos. Depois, levei ao fogo para engrossar. 
Acrescentei o espinafre e, depois de amornado este creme, 2 gemas peneiradas e a muzzarela. (Prove o sal).
Quando este creme estava frio, bati as claras em neve (coloco uma pitada de sal para ajudar no ponto) e depois misturei ao creme suavemente. Enquanto isso o forno deve ir aquecendo.
Coloquei tudo numa forma própria para souflê, untada e enfarinhada com farinha de rosca. Polvilhei desta farinha por cima do souflê também.
Forno médio, por 30, 40 minutos.

Saiu bonito!! Depois muchou um pouco. Ainda não sei qual é o segredo para não murchar, como os do Restaurante Taste Vin, em BH...
-

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mudando de Assunto: I Prêmio Logosófico de Redação



Falando agora um pouco sobre o que agrada ao espírito...(embora para mim, cozinhar, muitas vezes tenha essa função também! :D)
Jovens estudantes de Joaçaba, Herval D´Oeste e Luzerna, têm uma excelente oportunidade: fazer uma redação com o tema "Que Jovem é Você?" O título da redação deve basear-se em um dos lindos textos da Revista Logosofia n. 16, escritos também por jovens.
O que se ganha?
Bom, pra começar, a revista (disponível para download no link abaixo), a leitura e a oportunidade de refletir sobre importantes temas diretamente ligados à própria vida, nos quais normalmente não se pensa durante nossas jornadas diárias, cheias de necessidades. E essa leitura e reflexão, certamente irão gerar muitos estímulos!
Além disso...
Serão contemplados os 3 primeiros lugares com outros prêmios.
Está tudo em: http://premiologosoficoderedacao.blogspot.com/
PARTICIPE!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Shiitake


Da Wikipedia:

O shiitake (Lentinula edodes) é um cogumelo comestível nativo do leste da Ásia. A espécie é hoje em dia o segundo cogumelo comestível mais consumido no mundo, incorporado desde há muito nos hábitos alimentares dos povos asiáticos. Recentemente, foi introduzido para produção e consumo nos paises ocidentais.

A palavra "shiitake" tem origem no japonês shii (uma árvore parecida com carvalho) e take (cogumelo). A primeira referência histórica do consumo de shiitake data de 199 AD. No Brasil começou ser cultivado no início da década de 1990.

Na natureza, o shiitake pode ser encontrado em florestas asiáticas, onde se desenvolve em árvores mortas. É um fungo aeróbio, decompositor de madeira, que degrada celulose e lignina para obter energia.

O shiitake é nutritivo, rico em proteínas, contendo em relação à matéria seca 17,5% de proteínas, com nove aminoácidos essenciais. Tem também importância medicinal, possuindo substâncias com propriedades medicinais para o tratamento e controle de pressão arterial, redução do nível de colesterol, fortalecimento do sistema imunológico, e inibição do desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias.

O shiitake é produzido em compostos orgânicos à base de serragem, farelo de arroz e/ou trigo e/ou soja, previamente hidratada e corrigida do ponto de vista do pH. O produto repousa durante 145 dias em local fechado e climatizado a cerca de 14 °C até o aparecimento dos frutos e sua colheita. Este processo também é conhecido como cultivo axênico.

O shiitake pode ser conservado por 10 a 15 dias em refrigerador (4 °C). Geralmente, são embalados em bandejas de isopor (200g), recobertos por filme de PVC, ou em pequenas caixas de papelão.

O shiitake pode ser preparado em sopas, molhos, saladas e até empanado. Pode ser preparado de modo parecido a da carne.
_____________________________________________________________________________________

Na Festa Sakura Matsuri (Florada da Cerejeira), em Frei Rogério (SC), comprei uma bandejjinha com lindos shitakes (R$ 7). Eles já foram feitos na manteiga, para acompanhar uma tilápia (foto), participaram de um Yakissoba...E ainda restam alguns para alguma outra criação.

Para mim, foi uma descoberta e fim de um preconceito!