sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Gastronomia Indiana

Após o período de intenso de trabalho proporcionado pelo final de ano e Natal - muitas, muitas horas na cozinha - venho atualizar estes meus registros com algo importante: comida indiana! Isso é que é, literalmente, uma EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA!
Virei fã desta culinária em São Paulo, com o restaurante Govinda. Em Belo Horizonte, já havia ido uma vez ao Maharaj, o único restaurante indiano por essas terras até então.
Um dia, passava eu pelo "caminho da roça", na Rua Conselheiro Lafaiete, e mal pude acreditar quando vi muito rapidamente na passagem, uma faixa em uma casinha vermelha que dizia algo como "restaurante indiano". Precisei passar por lá mais umas 3 vezes até ter certeza: abriu um restaurante indiano ali, pertinho de mim!
Prontamente, resolvemos passar para conhecer e alguns dias depois...passar para comer! Fomos jantar lá e conhecemos um pouco de sua história. O valente empreendedor é o Chef Bhagwan - que dá nome ao restaurante - ex-chef do Maharaj, e, antes, do restaurante Tandoor em São Paulo!
Falando sobre o restaurante: o local é simples, mas aconchegante, repleto de detalhes indianos na decoração; sensação fortalecida pela música ambiente. A garçonete é sua filha, recém-chegada da Ìndia, e que ainda mal fala o português. Isso realça ainda mais o sabor indiano da experiência.
O chef construiu em sua cozinha o forno Tandoor, o que permite servir algumas delícias, a começar pelo pão Naan. Como dito em seu site: MÁGICO!
Tudo muito, muito bom: entrada com naan e chutneys (mamão, tamarindo e iogurte com hortelã), a bebida típica Lassi - uma combinação incrível de fruta, iogurte, cardamomo..., os pratos, o arroz com cardamomo, a sobremesa...
Agora algumas fotos:
Naan:

Chutneys:

Murg Tikka Masala (Frango marinado no iogurte ao molho masala):

Boti Kabab (cordeiro marinado no iogurte com especiarias):

Sobremesa Mangoo Bengal (manga flambada com sorvete:

A cozinha, o chef e sua filha. Escondido atrás de mim, o Tandoor:

Nenhum comentário:

Postar um comentário