sábado, 30 de abril de 2011

Folhado de Salmão da D. Maria Angélica Murta

O salmão aguardava pacientemente no freezer até que chegasse o dia de fazer esta receita, de um livro de receitas muito especial que ganhei no ano passado: o livro de receitas da mãe da minha querida Vera Murta! =)
E ficou muuito bom! Só que, da próxima vez, vou fazer o pesto, ao invés de comprar o de vidrinho.
Salmão (ou surubim) em Massa Folhada

  • Salmão fresco (ou filá de surubim)
  • Queijo Cottage (mais de meio potinho)
  • Cream cheese (1)
  • 1 vidrinho de molho pesto (ou equivalente caseiro)
  • Sal e pimenta
  • Alho-poró picado e refogado (+/- 1 talo)
  • Massa folhada
1) Temperar o peixe com limão e sal e deixar marinar por algumas horas
2) Misturar os queijos e o pesto. Juntar o a-poró refogado (na manteiga, mas eu fiz no azeite).
Forrar uma assadeira com a massa folhada, colocar o peixe e por cima a mistura feita acima. Enrolar (ou cobrir) com a massa. Pincelar com gema e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante 15 minutos e depois passar para 180º até assar a massa.

Sucos!

Nesta semana consegui fazer 2 sucos fresquinhos e saudáveis.
Um foi este de couve (que estava gostoso! Sério!):
 (+/- 3 folhas de couve bem lavadas + laranja + 1 maçã + linhaça)

O outro foi este de manga... Cuja foto simplesmente resolveu que não quer ficar em pé, não importa o que eu faça! >:(

(1 Manga + Água de coco - Com um pouco de gengibre e canela fica muito bom!)

Comendo Saudável

Sempre que possível, vou colocar aqui as experiências gastronômicas saudáveis, que gosto muito de fazer e tenho como objetivo que sejam constantes!
Este foi um macarrão parafuso integral, com molhinho de bastante azeite (boa parte colocada depois, para não saturar o azeite com o cozimento), alho-poró e couve-flor picadinha. Recebeu elogios!
Acompanhando (deveria ser ao contrário, né?), um atum Gomes da Costa que vem numa caixinha, o tal do Atum Claro, que diz ser uma espécie mais nobre. Ele vem em Azeite de Oliva Carbonel. Bem gostoso!

Está chegando o friozinho....

Para mim, umas das poucas boas coisas do frio é SOPA!
Esta foi de feijão. No prato, por incrível que pareça, queijinho tipo "colonial" raladinho, as minhas 2 colheres de sopa diárias de azeite e pimenta biquinho... hmmmmm!

sábado, 23 de abril de 2011

Pinhão

Chegou a época de pinhão, no sul do Brasil!
Encontra-se em todo lugar, aos montes...
Aqui pertinho, em Lages, é feita anualmente a Festa do Pinhão.
Ainda quero experimentar o pinhão sapecado, que se fala bastante por aqui! Porque o na grelha comi ontem e o cozido, hoje.. Que virou também este delicioso macarrão:
O macarrão: espagueti integral, com refogadinho feito com muuuito azeite, bastante cebola, alho, pinhão cozido picado, tomate e por fim, gergelim.
Hmmmm!

Só que, além de gostosa, esta semente tem excelentes propriedades nutricionais. ENcontrei este texto, entre outros:

"O pinhão é fruto de uma árvore bem brasileira: o pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia). Na verdade, o fruto do pinheiro é a pinha, onde encontramos a semente, isto é, o pinhão. Apesar de rico em amidos, o que o torna rico em calorias, contém vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas. A vitamina B1 ou tiamina vem sendo muito estudada pelos especialistas em cérebro pois além de atuar na produção de energia, auxilia na oxigenação do cérebro e o funcionamento do Sistema Nervoso, podendo ajudar nas funções relacionadas com memória e cognição. O pinhão está entre as fontes de Tiamina.
Foi a principal fonte de alimentação de algumas tribos indígenas do sul do Brasil, sendo que os animais que se alimentam do pinhão, são os responsáveis pela plantação dos pinheirais. O principal deles é a cutia, que costuma enterrá-lo para comer depois, dando origem a novas araucárias. A vantagem do pinhão é que pode ser cozido tanto em água como em calor seco como nas fogueiras ou na brasa. A nível artesanal também pode ser feita a farinha de pinhão que pode ser utilizada em bolos, pães, tortas, etc. Em termos de calorias, tem em média 195 calorias para cada 100g, cozido A sua utilização é grande. Saladas, ensopados, tortas, bolos ficam deliciosos.
"

(Muito interessante esta página, por sinal: Viva Leve)