quarta-feira, 30 de setembro de 2009

sábado, 26 de setembro de 2009

Vem de 6000 anos atrás...

E eu ADOOORO!

História do pão

Segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque. Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado.

A fermentação é o segredo do pão. O pão levedado foi inventado no Egito onde, há cerca de 6 mil anos, seria descoberta a fermentação...

O primeiro pão fermentado teria sido descoberto por acaso. Se uma massa (sem qualquer fermento adicionado) for deixada ao ar, ela irá levedar. Em função das condições de temperatura e umidade, o tempo necessário para a fermentação natural pode variar de entre 4 a 8 horas, mas a massa acabará por levedar. Se antes de cozer a massa se retirar uma porção da massa levedada, obtém-se o fermento para a próxima fornada. A esta forma de fermentação chama-se fermentação natural ou massa velha...

No Egito
As vantagens da fermentação e o consumo do pão mais semelhante ao que comemos hoje, era utilizada pelos egípcios há 4.000 anos a.C. No Antigo Egito, o pão pagava salários, e os camponeses ganhavam três pães e dois cântaros de cerveja por dia de trabalho.
O sistema de fabricação dos egípcios era muito simples – pedras moíam o trigo que adicionado à água formavam uma massa mole – e foram mostradas em pinturas encontradas sobre tumbas de reis que viveram por volta de 2.500 a.C.

O pão é assim:
É muito simples de fazer. Podem utilizar-se as seguintes proporções básicas: 40% de peso em água; 58% de peso em farinha (este pode-se desdobrar em 75% de farinha de trigo+25% de farinha integral à escolha); 1% de peso em fermento de padeiro; e 1% de peso em sal. Amassa-se tudo e deixa-se levedar durante 2 a 3 horas num local ameno, coberta com um pano, e vai ao forno
...
Mais recentemente surgiram no mercado máquinas caseiras de fazer pão. Elas amassam, levedam e cozem o pão sozinhas e permitem programar a hora de pão quente. A preparação leva menos de 5 minutos, o tempo necessário para a colocação dos ingredientes. O processo automático de amassar, levedar e cozer pode levar cerca de três horas...



sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Metalinguagem

Esse mundo virtual pode ser muito interessante e cheio de oportunidades!!
O que segue agora parece aquelas imagens sucessivas com vários espelhos...

http://100cheesecakes.wordpress.com/2009/09/23/projeto-louvavel-com-nome-brega/

Estou feliz porque em tão pouquinho tempo, já "conheci" idéias tão legais...E os donos dessas ideias, tornam-se próximos e acessíveis, ainda que às vezes a 600 kilômetros de distância!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Desatenção

Fazer algo com desatenção é mesmo um perigo! Qualquer coisa. "Atenção é sinal de consciência"!
Eu tinha diversas fotos na máquina aguardando o tempo que eu dedicaria a escrever aqui e postá-las. Ontem, ao baixá-las enquanto fazia outra coisa...PLUFT! Se foram. Um clique errado e tudo se apagou!
Mas, como estou buscando ser cada dia melhor, deixei que a reação comigo mesma durasse apenas por um curto espaço de tempo. Afinal, qual é a importância para minha vida de 2 ou 3 fotinhos de pequenas experiências do meu 2º laboratório predileto*?! Posso fazer novamente - e aproveitar para fazer melhor!

* Por que 2º laboratório predileto? Ora! A VIDA é o maior campo experimental que se pode ter! Até o propósito de elaborar este Blog cumpre um papel e tornou-se um muito bom "campo experimental". Maior do que você pode imaginar!

Para não dizer que nada consta aqui, abaixo segue uma fotinha tirada há vários dias. É uma "dica": Vinho Tarapacá Late Harvest. É um vinho de sobremesa para Baco nenhum colocar defeito! Sua doçura é natural, provém da própria uva, colhida tardiamente. Pena que nesse dia acabou!

Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vinho_de_sobremesa

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cultura e Gastronomia

Cheguei ao fim!!

Uma leitura amena, que distrai e prende... No início, talvez por ter imaginado e criado expectativas diferentes do real, estava meio decepcionada. Antes de iniciar a leitura, achava que o perfil de Julie parecia-se com o meu - a idade, as circunstâncias internas que vivia... Mas o perfil psicológico dela, assim como a modalidade, são bem diferentes! Com o tempo fui vinculando-me a ela e diria que, ao final, ela experimentou coisas muito intensas, extraiu bons elementos, tornou-se melhor. Assim como eu pude extrair de suas características e experiências, alguns bons estímulos e exemplos!
Bom, não foi uma leitura assim, simplesmente "amena" =)

CINEMA

(Aviso: não sou, definitivamente, uma pessoa muito adequada para fazer crítica de cinema, porque entendo bulhufas disso! Mas vou descrever minhas impressões / sensações.)
Comecei a ver filmes relacionados à gastronomia, ou em que a comida seja um importante personagem. Já fiz uma listinha e acabei começando pelo nacional Estômago. Sim, é este o nome. Aliás, esse nome não estava estimulando-me muito não... Mas é um filme cheio de prêmios e que, de fato, tem a gastronomia como intenso pano de fundo.
Não gostei!! Não me senti bem. Não gostei da ambientação, da história, do desfecho. E também o Nonato usava muito alecrim. Não gosto de alecrim.
Mas há quem tenha gostado do filme e tem alguém aqui em casa que gostou!
Sei é que fiquei com uma baita vontade de comer coxinha! Mas uma igual à do Nonato! (refiro-me à que ele fazia, claro)

www.estomagoofilme.com.br

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Segunda-Feira é dia de...



Una bella insalata!!
Esta está um pouco "mélange" demais para uma foto artística...Mas o que importa é que a classifiquei como "experiência gastronômica" e ponto final! =)

Os tomatinhos são um destaque à parte: tem um pouquinho do cereja (do qual falarei oportunamente) e outros, os pontudinhos, mais vermelhinhos, são os chamados "sweet grape". Eu não conhecia...São muito saborosos e, como já é de se supor, com sabor adocicado. Além de tudo são uma graça! :0)

Costumo colocar nas saladas alguns "trunfos" que fazem diferença:
- Queijinho grelhado (se frescal, mais light, se canastra, mais gostoso! rs)
- Ricota temperadinha, "estraçalhada",
- Cubinhos de Polenguinho,
- Sementes de girassol,
- Gergelim,
- Crouton feito em casa,
- Uva passa,
- Castanha de caju ("xerém")
- Molhinhos criados na hora (com mostarda e mel ou com o creme balsâmico de pera e nozes do Verde Mar, ou com tudo que eu vir na minha frente...enfim!).

No Restaurante Wraps, em São Paulo, vendem uma granolinha salgada para colocar em salada que é deliciosa...Pelo que me lembro, vai: semente de girassol, gergelim preto e branco, flocos de milho (sem açúcar)...e não lembro mais o que :D. Talvez caiba bem um gersal nesta mistura!

E assim, hoje estou mais leve...
:D

domingo, 13 de setembro de 2009

Produções do Final de Semana I

Eu "tinha" que preparar algumas coisinhas para o café da manhã de uma atividade do meu marido, nesta manhã de domingo. Bom, eu não TINHA propriamente, porque uma padaria sempre resolve esse tipo de questão, mas estamos falando da Carla, certo?!
Aí, ontem nasceu um bolo que há tempos eu estava com vontade de comer (claro que assei em duas formas, tendo um pequenino pra eu matar a vontade e outro para ir embora): Bolo de Limão e Iogurte. Ai ai...

E hoje de manhã... o cúmulo da injustiça!!! Acordei ás 6:30 h para colocar um dos melhores pães de queijo que já provei para assar. Antes do meu desjejum, saíram eles do forno... Lindos, gordinhos, douradinhos, fumegantes...E intocáveis!! E lá se foram eles! Mas tudo bem, estou cultivando a generosidade! Espero que tenham chegado bem quentinhos no destino e tenham tornado ainda mais especial o dia das pessoas que puderam devorá-los! =)

Agora tenho que dar o caminho das pedras, certo?! Porque afinal de contas eu o recebi de "outrem"(de Rusty Marcellini - Programa Sabores BH - CBN) e assim vamos fazendo uma "corrente de bem" (:D): PÃO DE QUEIJO DA ROÇA - Na Rua Guajajaras, 680 - BH.
Ah! E o bolo? No site da Nestlé.

Hora de fazer o almoço...

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

É no improviso...

que nasce a criatividade...
Às vezes "espremo" meus neurônios para pensar em algo diferente...e nada. Mas quando, já passando de meio dia, tive que pensar em um acompanhamento para um cação ao molho que estava na geladeira...não tendo sequer um maçozinho de salsinha...Saiu: batata na manteiga, bem douradinha, com um toque de fondor e com sementes de girassol. Eu sei... sei que não foi nada assim tão brilhante, mas me orgulhei da minha solução zás-trás (assim que escreve?)!! :D

Já à tarde, passava pela cozinha quando preparei com açúcar e com afeto um "leite queimado", ou "queimadinha", como já vi no Restaurante Engenho (Sete Lagoas - MG):
faz-se caramelo, joga-se o leite, deixa dissolver, coloca-se uma canelinha e...(tão simples dar uma alegria a alguém! =D)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Na Fernão Dias...

É possível viver experiências gastronômicas SIM, viu?!

Para começar, parada no

para comer o Pão de Semolina na chapa, que fica mais ou menos assim: (mais ou menos, porque esse foi feito em casa, com o pão que trouxemos!)


Bom, já na metade do caminho, próximo a Três Corações, vem a melhor parte: Venda do Chico! Hummmm!!! Lugarzinho aconchegante, rústico, cheio de guloseimas de encher os olhos! E o estômago!


Estes foram os deliciosos pães de queijo recheados que comemos, seguidos pelo inigualável Bolo de Milho com café fresquinho, que fica aquecidinho num fogão à lenha...Tudo isso na "louça de roça", que faz toda a diferença!! =)
http://www.vendadochico.com.br/lanchonete/lanchonete.html